Como harmonizar chocolate com vinho?

Compartilhe em suas redes e com amigos:

A combinação, no entanto, pode parecer bastante desafiadora para a maioria das pessoas. Isso por conta das características desse alimento: um sabor marcante com alto teor de gordura e açúcar. Todas elas naturalmente sobrecarregam as papilas gustativas, dificultando a harmonização com outros produtos. Por isso, para facilitar sua escolha na hora de harmonizar o chocolate com seu vinho favorito, preparamos algumas dicas básicas que vão tornar sua experiência ainda mais deliciosa!

Chocolate Branco

A lógica para conseguir a melhor harmonização entre diferentes tipos de vinhos e chocolates é simples: sempre buscar o equilíbrio de sabores. A regra é que o vinho pode ser mais doce que o chocolate, mas não o contrário. Por isso, chocolates mais adocicados devem ser combinados com vinhos mais doces e suaves, e chocolates mais amargos devem buscar vinhos que equilibrem com um sabor mais encorpado.

Chocolates brancos são, basicamente, uma mistura de açúcar, manteiga de cacau e leite, o que o torna o tipo de chocolate mais doce. Neste caso, o ideal é harmonizá-lo com vinhos doces de alta acidez, sejam eles brancos ou tintos. Os vinhos brancos, como riesling e espumantes são a escolha ideal.

Chocolate ao Leite

Já o popular chocolate ao leite, por ser mais adocicado do que o chocolate amargo, também pede uma harmonização com vinhos mais adocicados. Caso você queira harmonizar com um vinho tinto, os mais indicados são os Vinhos do Porto ou espumantes tintos. Mas se a ocasião pede um vinho mais leve, os vinhos rosé com sabor mais frutado são o acompanhamento ideal – por isso nosso Veroni Rosé é perfeito para acompanhar aquele pedacinho de chocolate durante o dia ou até mesmo sobremesas mais elaboradas, como um mousse de chocolate.

Chocolate Amargo

A harmonização mais fácil de ser realizada é a com chocolates amargos e meio amargos, visto que são as versões menos doces de chocolates. O menor teor de gordura também é outro ponto importante, por não conflitar com o álcool do vinho. 

Por terem um sabor mais forte e marcante, os chocolates amargos harmonizam muito bem com vinhos tintos, principalmente os mais secos e encorpados. Os meio amargos, por serem um meio termo, vão bem tanto com os vinhos tintos quanto com os brancos, especialmente com o Chardonnay, pois a suavidade do vinho combinada com o sabor do chocolate realçam as notas frutadas das uvas brancas. O Veroni Bianco, por exemplo, possui notas de frutas brancas e cítricas que harmonizam perfeitamente com esse tipo de chocolate!

Você também pode gostar:

Dia do Consumidor

Vinho e Verão: O Match Perfeito

Veroni Rosé Gold blog

Drink com vinho Rosé: Veroni Rosé Gold

0
Seu carrinho está vazio!

It looks like you haven't added any items to your cart yet.

Browse Products